O grupo de Teatro da Palmilha Dentada foi criado em 2001 por Ricardo Alves, Ivo Bastos, Rodrigo Santos e Sandra Neves. Ao longo dos anos, a companhia já apresentou mais de vinte espetáculos, entre os quais se destacam A Cidade dos que Partem, Norma e Os Observadores de Pássaros. Localizando as suas origens no café-teatro, os Palmilha Dentada não são limitados por géneros específicos ou outras categorias e já criaram espetáculos que vão das marionetas ao musical, passando pelo vaudeville ou o «teatro declamado».
SOBRE A PEÇA:
A um circo familiar — pai e duas filhas — chega um novo artista, um artista do novo circo. Traz novos números, uma nova estética e até uma nova ética. Este é um espetáculo de café-teatro mas para ser feito numa praça, ao ar livre, onde a música, o ritmo e a componente plástica se sobrepõem ao texto, até porque ninguém vai perceber uma palavra do que é dito.
O café-teatro sempre foi uma das vertentes criativas do Teatro da Palmilha Dentada, esta proposta junta teatro, circo, música, humor visual e absurdo num espetáculo para toda a família pensado para tenda e uma praça calma, jardim ou descampado.
No que parece ser a fase final de uma pandemia dura, optou-se por percorrer o país, ao ar livre, montar de manhã, representar à noite e desmontar depois. Voltar às praças do norte de Portugal, descentralizar, ir ao encontro do público, algum já conhecido, outro a conhecer. Voltar a fazer do teatro a festa de estar juntos sem medo.
O Teatro da Palmilha Dentada é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes.
-------------------------------------
O Teatro da Palmilha Dentada em coprodução com o Teatro Nacional S. João
-------------------------------------
TEXTO, ENCENAÇÃO E DIRECÇÃO PLÁSTICA: Ricardo Alves
INTERPRETAÇÃO: Ivo Bastos Patrícia Queirós Mafalda Canhola Tiago Araújo
MÚSICAS ORIGINAIS: Tilike Coelho
FIGURINOS E ADEREÇOS: Inês Mariana Moitas
COSTUREIRAS: Ana Fernandes e Rosa Maria
DESENHO DE LUZ: Cláudia Valente
EXECUÇÃO CENOGRAFIA: Colectivo Monte
PRODUÇÃO: Helena Fortuna
-------------------------------------